O Architect's Newspaper reportou recentemente que a faculdade conhecida como Escola de Arquitetura de Taliesin mudará de nome. Além disso, mudará também o local de suas aulas de verão, que ocorrerão em Cosanti – com planos de tornar esta a sede definitiva da instituição.
No início de janeiro a escola de arquitetura anunciou que encerraria seus trabalhos após 88 anos. A partir dessa notícia foram muitas negociações com a Frank Lloyd Wright Foundation, e finalmente, após conseguirem apoio de ex-alunos e compromissos de financiamento, a escola reverteu sua decisão de fechamento, que aconteceria no início de março. Ainda assim, ela precisará desocupar os dois campus da Taliesin - o campus oeste, localizado em Scottsdale, Arizona e o campus leste em Spring Green, Wisconsin. A escola também não poderá mais usar o Nome de Frank Lloyd Wright ou Taliesin, apesar de manter seu credenciamento e seus alunos. A última vez que a escola mudou de nome foi em 2017, depois de se separar da fundação.
Então, para onde eles vão a partir daí? Em uma recente ligação com Dan Schweiker, presidente do Conselho de Administração da escola, e Jon Kelley, advogado do escritório de advocacia Kirkland & Ellis, LLP, que representa a escola, os dois apontaram direções.
"A escola sobreviverá e terá um futuro brilhante", disse Schweiker, mas não sem alguma reestruturação. No semestre de verão, as aulas estarão em processo de mudança para Cosanti, de Paolo Soleri, a poucos quilômetros da Taliesin West, bem como para Arcosanti. Neste momento, por conta da pandemia de COVID-19 as aulas estão ocorrendo remotamente. Aliás, além do plano de reorganização, a escola também receberá um auxílio de US$500.000,00 relacionado à Lei CARES, que presta assistência devido ao COVID.
Atualmente, a escola está trabalhando para obter aprovação do estado do Arizona e da Comissão de Ensino Superior para realizar aulas presenciais permanentemente em ambos os projetos de Soleri, embora Schweiker também tenha levantado a possibilidade de alugar espaços nos dois campus da Taliesin para atividades especiais. O movimento faz sentido. Este mesmo espírito prático está presente na antiga residência estúdio de Soleri, e o espaço de cinco acres da propriedade será reservado para o histórico programa de construção de abrigos para estudantes da antiga escola.
Independentemente de a mudança ser aprovada, o conselho da escola também está se voltando e assumindo uma tendência mais internacional, o que significa também uma mudança administrativa. Estes serão os novos membros do conselho:
- Bing Hu, fundador e presidente da H&S International (Alum)
- Qingyun Ma, ex-reitor da Escola de Arquitetura da Universidade do Sul da Califórnia, fundador e diretor de design da MADA s.p.a.m. (Alúmen)
- Chris Koch, CEO da Carlisle Companies Inc.
- John Sather, sócio-gerente da SWABACK Architects + Planners (Alum)
- James Benson, presidente e CEO da Benson Botsford LLC e ex-presidente e CEO da John Hancock Life Insurance Co.
- Victor Sidy, diretor geral da Victor Sidy Architect (Alum)
O curador e crítico Aaron Betsky, que deixou a presidência da escola em maio, será temporariamente substituído pelo atual reitor Chris Lasch, até que um substituto permanente possa ser encontrado.
Quanto ao que acontecerá nos dois campi de Taliesin, a fundação, que na época alegou que financiar a escola, impossibilitaria a manutenção das estruturas históricas pelas quais é responsável, pretende oferecer educação em ambos os campi, conforme exigido pelo testamento de Frank Lloyd Wright. A forma que isso pode assumir ainda está no ar, embora a fundação tenha promovido aulas virtuais STEAM K-12-12 para famílias com filhos durante a quarentena.
Este artigo foi publicado originalmente no The Architect's Newspaper.